Qual a alimentação ideal para jogar tênis?

Como sabem, uma boa alimentação é fundamental para estar em boa forma no dia a dia, mas também para se exercitar nas quadras de tênis.

Não se trata apenas de ter uma alimentação balanceada todos os dias, mas também de saber o que comer antes, durante e depois de uma partida, no Blog Bola de tênis Delivery tem várias dicas sobre o assunto.

Uma alimentação equilibrada não é tão complicada!

Os atletas, ainda mais do que outros, têm todo o interesse em ter uma alimentação equilibrada ao longo do ano. Não se trata de fazer dieta, nem de se privar, mas simplesmente de basear o seu cardápio numa boa distribuição de carboidratos / proteínas / gorduras. Se você é atlético, pode aplicar as seguintes dicas:

  • Os carboidratos, a serem escolhidos de preferência com um índice glicêmico baixo ou moderado (cereais, legumes, frutas, vegetais), devem representar aproximadamente 55-60% de sua ingestão alimentar total
  • As proteínas (carnes, peixes, laticínios, proteínas vegetais) devem representar 25% de sua ingestão total, alternando proteínas animais e vegetais.
  • Os lipídios, ou seja, as gorduras, devem fornecer cerca de 20% da ingestão. Prefira ácidos graxos insaturados, favorecendo óleos vegetais, peixes gordurosos ou mesmo sementes oleaginosas

Essa distribuição é um pouco diferente daquela recomendada para pessoas sedentárias porque os atletas precisam de mais carboidratos e proteínas.

Também é importante certificar-se de que você não tem deficiências de vitaminas e minerais. É por isso que é essencial comer frutas e vegetais regularmente, laticínios e, em particular, fontes de ferro (carne vermelha, lentilha, tofu, etc.)

Tenha cuidado para não pular refeições, não hesite em lanchar se sentir necessidade e não entre em dietas drásticas que irão exaurir seu corpo e fazer com que você se reponha assim que se alimentar normalmente – este é o famoso efeito yo-yo!

No entanto, limite os pratos em molhos, refeições prontas, doces, bolos e álcool.

Esse equilíbrio permitirá que você fique em forma para combinar sua vida diária com seus exercícios.

Coma bem antes de uma partida de tênis

Uma partida de tênis também pode ser preparada no prato! E, para funcionar, você precisa de um combustível bem escolhido!

Tente fazer sua última refeição cerca de 3 horas antes de tirar a raquete de tênis para não chegar à quadra com a digestão completa.

Aposte nos carboidratos lentos: macarrão al dente , arroz semi-integral, sêmola… e também nas proteínas magras: peixe branco, aves,…

Evite gorduras, que não são facilmente digeríveis, bem como açúcares rápidos que podem causar hipoglicemia durante a ação com falta de força, náuseas, tonturas, lentidão motora …

Se você estiver brincando de manhã, aveia ou pão integral com leite e banana podem ser um café da manhã eficaz e saudável.

Lembre-se também de beber bem para começar a partida suficientemente hidratado.

Nutrição e hidratação durante a partida

O mais importante durante o jogo é sem dúvida beber bem, de preferência em pequenos goles ao longo da partida de ténis.

Você pode evitar pequenas quedas no açúcar no sangue consumindo alimentos ricos em açúcares rápidos e fáceis de digerir, como geléias de frutas, pão de gengibre ou barras energéticas. Evite frutas cruas que podem causar inchaço devido ao seu alto teor de fibras. Se nada acontecer, mas você ainda sentir uma ligeira queda na velocidade, não hesite em consumir uma bebida levemente adocicada para exercícios que permitirá que você recarregue as baterias.

Comer depois do jogo

Muitas vezes esquecemos, mas a comida depois do jogo é tão importante porque permite uma melhor recuperação.

Na hora que se segue, é necessário restaurar suas recargas de energia (glicogênio). Para isso, coma, por exemplo, uma barra de cereais (é melhor ainda se contiver proteína), pão de gengibre ou mesmo frutos secos.

Continue a beber bem. No caso de calor extremo – e perdas significativas de água, escolha água rica em sais minerais e bicarbonato.

Por fim, a refeição após a partida de tênis deve incluir carboidratos – sempre para recuperar o nível de energia e também proteínas que repararão as microlesões musculares induzidas pelo esforço.

Resumindo: mesmo quando você é tenista amador, é importante cuidar da alimentação antes, durante e depois da partida para conservar as energias e se recuperar bem.

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