Creatinina para que serve?

Tomar creatina pode aumentar a quantidade de massa muscular durante esse período em uma média de dois quilos.

A análise comparativa mostrou que a creatina é o melhor suplemento para ganho de massa muscular, pois proporciona melhores resultados, tem um preço relativamente baixo e ao mesmo tempo é mais seguro que os outros.

Pode ser usado para tratar a doença de Parkinson

Uma das principais características da doença de Parkinson é a diminuição do nível de dopamina, o principal neurotransmissor do cérebro humano. A consequência desse efeito é a morte de algumas células cerebrais, levando ao desenvolvimento dos seguintes sintomas:

Na tentativa de tratar distúrbios musculares causados ​​por esta doença, os cientistas usaram um treinamento especial em combinação com suplementos nutricionais.

Assim, o treinamento de força em combinação com a ingestão de creatina permitiu não só aumentar os indicadores de força dos pacientes, mas também melhorar suas habilidades motoras.

Apesar disso, uma análise de outros estudos mostrou que a inclusão de creatina Monohidratada na dieta na quantidade de 4 a 10 gramas proporciona apenas pequenas melhorias durante o exercício e não melhora o desempenho das tarefas diárias.

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Permite que você lute contra doenças neurológicas

Um sintoma de algumas doenças neurológicas é a diminuição do nível de fosfocreatina nos músculos. E como a creatina pode aumentar a quantidade dessa substância, a inclusão de suplementos adequados na dieta pode retardar sua progressão.

Ao estudar o efeito da creatina na condição de camundongos com doença de Huntington, os cientistas descobriram que este suplemento foi capaz de restaurar o nível de fosfocreatina no cérebro em até 72% dos níveis normais. Isso garantiu uma recuperação completa em 2 a 6 por cento dos casos.

No resto dos ratos, isso permitiu normalizar a função cerebral e reduzir a morte celular em cerca de 25 por cento.

Estudos em animais mostraram que os suplementos de creatina também podem ser usados ​​para tratar muitas doenças neurológicas, incluindo:

A creatina também se mostrou eficaz no tratamento da esclerose lateral amiotrófica, uma doença que afeta os neurônios motores responsáveis ​​pela mobilidade dos membros. A suplementação melhorou a função motora e reduziu a taxa de perda muscular em uma média de 17%.

Embora a experimentação em humanos seja necessária para confirmar esses efeitos, os cientistas acreditam que adicionar creatina à dieta pode fornecer proteção contra doenças neurológicas. Além do mais, os pesquisadores afirmam que a combinação de creatina com medicamentos pode acelerar o processo de cura.

Ajuda a diminuir o açúcar no sangue

Vários estudos mostram que a creatina pode reduzir os níveis de açúcar no sangue, melhorando a função do GLUT-4, uma molécula que transporta glicose para os músculos.

Como parte de um experimento de 12 semanas, os cientistas estudaram os efeitos da creatina no açúcar no sangue ao consumir alimentos ricos em carboidratos.

Resumindo os resultados, eles descobriram que aqueles que tomavam suplementos de creatina e se exercitavam regularmente tinham níveis de açúcar no sangue mais baixos do que aqueles que apenas faziam exercícios na academia.

A resposta de curto prazo do corpo aos alimentos com alto teor de açúcar no sangue é um importante indicador do risco de diabetes. Portanto, quanto mais rápido o corpo elimina a glicose do sangue, menor é o risco de desenvolver essa doença.

Embora os benefícios da creatina descritos acima pareçam promissores, mais pesquisas são necessárias para investigar os efeitos dos suplementos sobre o açúcar no sangue em relação ao consumo a longo prazo.

Você pode melhorar a função cerebral

Considerando os benefícios da creatina, não se pode deixar de mencionar que este oligoelemento é de grande importância para o cérebro.

De acordo com os dados da pesquisa, o cérebro humano requer grandes quantidades de ATP para desempenhar suas funções, e a suplementação de creatina pode aumentar os níveis de fosfocreatina, o que aumentará os níveis de trifosfato de adenosina.

Além disso, o processo de melhoria da função cerebral ocorre melhorando a função mitocondrial e aumentando os níveis de dopamina.

Devido ao fato de a carne ser considerada uma das principais fontes de creatina, os vegetarianos costumam apresentar baixos níveis de ATP. Por exemplo, um experimento mostrou que a suplementação de creatina melhora a função cerebral de quem não come carne em 20-50 por cento.

Ao mesmo tempo, os pesquisadores notaram um aumento nas habilidades intelectuais e uma melhora nos processos de memória.

A adição de creatina à dieta de adultos mais velhos também melhorou a memória, diminuiu o risco de doenças neurológicas e retardou a perda muscular relacionada à idade.

Reduz a fadiga

A suplementação de creatina pode reduzir a fadiga. Assim, em um estudo com duração de seis meses, os cientistas descobriram que as pessoas com lesão cerebral traumática que tomam creatina têm 50 por cento menos probabilidade de sentir tonturas.

Além disso, apenas 10 por cento deles sentem fadiga aumentada, enquanto no grupo do placebo, esse número excede 80 por cento. Outro estudo descobriu que a creatina fornece níveis mais elevados de energia em pessoas com privação de sono.

Os suplementos de creatina também podem ajudar a reduzir a fadiga em atletas e atletas quando se exercitam em ambientes de alta temperatura.

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